Os inéditos ‘Pork Butcher Challenger’ e ’Desafio da Melhor Linguiça Artesanal do Brasil’ inovaram no evento maior da suinocultura e empolgam o público
Integrar, destacar e louvar todas as etapas da carne suína brasileira e mundial. Do esforço tecnológico diário nas granjas às mesas dos consumidores modernos. E enaltecer o esforço de profissionais das indústrias e dos profissionais que transformam as carcaças bem acabadas em cortes e ofertas saborosas e práticas para restaurantes, supermercados, varejo de alimentos e residências.
Uma das maiores inovações da ‘PorkExpo LATAM 2023 & 11º Congresso Latino Americano de Suinocultura’, realizada de 7 a 9 de novembro deste ano, no Recanto Cataratas Thermas Resort & Convention, em Foz do Iguaçu (PR), terminou em um sucesso absoluto entre as duas mil pessoas que participaram do maior evento da Suinocultura do Continente. Três batalhas da ‘Pork Butchers Challenge 2023 – Melhor Corte de Carne’, com os competidores dando um show e mostrando muita habilidade com as facas na hora de executar a prova. E o espetáculo do desafio da Melhor Linguiça Artesanal do Brasil.
A primeira atração nasceu pela iniciativa da PorkExpo LATAM 2023, Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) e Friella. E teve a assessoria do ‘The Real Butcher Group’, criado pelo mestre açougueiro Alder Lopes, que faz um serviço de classificação de produtos, acompanhamento de produção e apoio para quem quer aprender sobre a profissão. Alder Lopes é reconhecido como um dos maiores ‘Rei das carnes nobres’ e aprendeu sobre cozinha vendo a mãe e trabalhando no açougue da família. Além da participação do consultor de cortes da ABCS, Marcos Bisinella, cuja banca julgadora elegeu como vencedores os açougueiros Joe Basquera, Leandro Reis e Rogério Rocha.
A dinâmica contou com 16 bandas suínas iguais e os cortes feitos na mesa, onde cada competidor levou seu display, com o tema que criou e os equipamentos pessoais de corte, apresentação, higiene e limpeza. 16 competidores em quatro baterias de quatro açougueiros cada. Duas baterias por dia, em dois dias de evento. Os açougueiros foram avaliados nas categorias Melhor Aproveitamento de Carcaças, Apresentação dos Cortes e Inovação, Melhor Produto Suíno e Melhor Salsicha. Os vencedores receberam brindes, medalhas, troféus e um prêmio especial em dinheiro para o campeão e o segundo colocado. E ainda um selo para expor nos seus negócios, como um ‘Oscar’ de qualidade suína e uma placa de certificado para validar o estabelecimento. A decisão coube aos juízes Flávio Saldanha, Elder Reis, Wellington e Daniela França Pinto.
O outro momento brilhante foi o torneio da Linguiça Artesanal Mais Saborosa do país. As baterias de confronto foram transmitidas por meio de um telão, destacando as técnicas de todos os participantes. Calabreza, Toscana, Mista, Portuguesa ou Paio. Cozida, frita, assada, grelhada, curada ou crua. Com gordura, tempero, aditivos ou conservantes. Com defumação ou não. E os vários tipos de tripa para preenchimento. Quatorze peças foram avaliadas por cinco jurados, numa disputa apertada, que acabou com a vitória de João Scalzo (@choripan.brasil). Em segundo lugar, ficou Rogério Rocha (@carnerei) e, em terceiro, a Friella (@friella.oficial). “A PorkExpo LATAM 2023 celebrou a qualidade, versatilidade e o sabor do nosso alimento maior. Afinal, todos da cadeia só têm uma meta: produzir alimento bom, saudável e saboroso. Sem falar na festa e animação que embalou as duas competições”, comentou Flávia Roppa.
E a cadeia já tem encontro marcado para 2024 e 2026.
Fonte: Ulisses Velasco Cunha ulissesriba@gmail.com
Comments